Terapia Manual: saiba mais sobre essa poderosa técnica e seus benefícios!

Conheça a poderosa área da fisioterapia que consiste na aplicação de técnicas com as mãos sobre o corpo do paciente.

Você provavelmente conhece a terapia tradicional ou alguma outra variação dela, mas já ouviu falar do termo terapia manual?

Essa técnica tem sido utilizada há séculos e continua sendo uma das formas mais populares e eficazes para aliviar dores musculares, tensões e problemas posturais.

Ao contrário de outras formas de tratamento, a terapia manual é altamente personalizada e adaptada às necessidades individuais de cada paciente, o que a torna uma opção eficaz para muitas pessoas.

Nesse texto vamos explorar o que é terapia manual, quais são seus benefícios, objetivos e técnicas utilizadas nesse poderoso método.

 Quer saber mais? Leia o texto a seguir.

O que é Terapia Manual?

A terapia manual é um segmento na área da saúde dentro da fisioterapia. Como o próprio nome já indica, essa técnica se utiliza das mãos de fisioterapeutas como única ferramenta para realizar os procedimentos e exercícios terapêuticos.

A terapia manual trabalha diretamente no ponto certo para aliviar as dores do paciente e garantir o retorno da função normal dos sistemas.

Qualquer pessoa pode se beneficiar das técnicas aplicadas pelos profissionais, mesmo sem estar doente ou com alguma disfunção.

O que torna essa técnica um grande sucesso com resultados incríveis é o olhar único do profissional para cada paciente, buscando entender individualmente as causas e consequências das patologias apresentadas.

Quais são os principais objetivos da terapia manual?

Seus principais objetivos incluem estimular a propriocepção, produzir elasticidade a fibras aderidas, estimular o líquido sinovial e promover a redução da dor, além de:

– Identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores;

– Entender a relação entre as alterações do movimento normal e a disfunção dos componentes articulares, sistema nervoso e sistema circulatório;

– Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas específicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.

Quais os benefícios da terapia manual para o paciente?

A terapia manual promove o relaxamento e trata as dores que incomodam diariamente. Através dela, é possível soltar a musculatura do corpo e trabalhar diretamente no ponto da dor, garantindo assim o alívio que o paciente tanto deseja.

Confira abaixo cinco principais benefícios da terapia manual:

  • É um tratamento não invasivo (não utiliza nenhum tipo de perfurante);
  • Não utiliza nenhum tipo de medicamento;
  • Trata o corpo na sua integridade, ou seja, respeitando os limites de dor do paciente;
  • A partir do momento em que a terapia manual é aplicada, o paciente se vê livre dos problemas articulares;
  • É possível tratar a maioria das patologias ortopédicas com a terapia manual.
Quais são as técnicas utilizadas na terapia manual?

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas durante as sessões. Cada paciente deve passar por uma avaliação com profissional para identificar qual o melhor método a ser utilizado no tratamento.

Confira as principais técnicas a seguir:

Mobilização articular: essa técnica é usada para restaurar o movimento articular e aliviar a dor. O profissional utiliza movimentos lentos e graduais para mover a articulação em uma direção específica, ajudando a melhorar a amplitude de movimento e reduzir a rigidez articular.

Mobilização neural: técnica utilizada para casos em que a fonte de dor do paciente é o tecido neural.  A técnica envolve a aplicação de tensão suave direcionada aos nervos, a fim de melhorar seu deslizamento e mobilidade. O profissional avalia a posição e a amplitude de movimentos dos nervos periféricos, identificando quaisquer áreas de compressão ou restrição.

Conceito Maitland: o método é realizado pelo profissional com aplicação de movimentos oscilatórios suaves, graduais, lentos e repetitivos. A técnica visa a restauração dos movimentos articulares de maneira indolor e confortável para o paciente, garantindo efeitos imediatos.

Conceito Mullligan: a técnica envolve o uso de mobilizações combinadas com movimentos ativos do paciente para alcançar resultados rápidos e duradouros. A mobilização é aplicada para reduzir a dor e melhorar a função articular.

Em resumo, a terapia manual é uma abordagem holística e não invasiva que busca aliviar dores musculares, tensões e problemas posturais.

Embora não seja a única opção de tratamento, ela pode ser uma abordagem valiosa e eficaz para aqueles que buscam melhorar sua qualidade de vida, restaurar a mobilidade e função corporal.

Vale lembrar que a técnica deve ser realizada por um profissional e sempre deve ser discutida antes de iniciar o tratamento após uma avaliação médica.

Se você está sofrendo com algum problema físico ou emocional, fale com a Clínica Libertà para receber o tratamento adequado para o seu corpo e mente, melhorando a sua saúde e bem-estar.

Compartilhar